sábado, 31 de outubro de 2009

Pesquisadores conseguem criar o primeiro sistema operacional livre de erros



Pesquisadores australianos relataram ter conseguido provar, pela primeira vez e com rigor matemático, que o núcleo principal de um sistema operacional (conhecido como kernel) está 100% livre de erros de programação (bugs).

Isto significa que a parte principal do sistema operacional não estará sujeito a falhas, travamentos e nem a ataques que explorem falhas de segurança (como os chamados buffer overflows, um forma de ataque na qual os hackers tomam controle dos programas injetando pequenas porções de código malicioso), pois as mesmas simplesmente não existem.


O avanço deverá ter implicações diretas no funcionamento e na segurança de computadores que controlam equipamentos que devem apresentar altíssima confiabilidade.





“Eu acredito que não é um exagero afirmar que nosso sistema abre um mundo completamente novo no que diz respeito à construção de novos sistemas altamente confiáveis e seguros," diz o Dr. Gernot Heiser, coordenador da equipe que desenvolveu a nova técnica.


Nós, usuário de computadores tradicionais, teremos de esperar um pouco antes de poder usufruir do acréscimo de segurança e confiabilidade oferecido por um SO livre de erros. O kernel 100% correto pertence a um sistema operacional do tipo embarcado (embedded system), que roda em computadores dedicados a tarefas específicas.

A nova técnica de verificação, contudo, poderá ser utilizada no desenvolvimento de qualquer outro programa, seja um sistema operacional ou outro aplicativo qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário