sábado, 17 de outubro de 2009

Inventor austríaco cria robô que faz piano falar.

Um piano que consegue recitar textos foi apresentado no Fórum Mundial de Veneza 2009, ocorrido no último final de semana. Embora tenha sido criado pelo compositor austríaco Peter Ablinger, o piano fala em inglês.

No vídeo, que pode ser visto no endereço www.tinyurl.com/speakingpiano, o piano recita a Declaração do Tribunal de Crimes Ambientais da Europa. O processo começa com a gravação de um texto lido por uma pessoa. Depois, o espectro sonoro gravado é quebrado em partes fundamentais, composta por uma frequência única e a informação de volume. A cada fonema, um grupo de frequências é gravado. A partir disso, basta construir um robô que associe cada frequência gravada a uma nota do piano e que seja capaz de tocar cada nota com uma intensidade diferente.

“Eu ‘quebrei’ a fonografia (gráfico de frequência de ondas sonoras) do som, neste caso, da voz em, por assim dizer, ‘pixels individuais’. E, ao tocá-la em uma alta resolução adequada (o que só consigo com um piano mecânico), posso, então, recompor a continuidade específica do som", explica Ablinger, em depoimento no vídeo. Na demonstração em Veneza, a “matéria prima” foi o espectro de freqüência gravado da voz de Miro Markus, um estudante do ensino fundamental de Berlim, que narrou o texto da Declaração. O robô, controlado por computador, foi acoplado a um piano convencional. É importante salientar que não há alto-falantes ou outros equipamentos que auxiliem o piano a articular as palavras: tudo é gerado apenas pressionando as teclas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário